Como se vestir para pedalar no frio

Se você usa roupa de ciclista, as dicas podem ser úteis.
Se você usa roupas casuais, tipo Vila Madalena, é só se cobrir mais e em camadas.

Importante! No frio, escolha meias mais compridas. Não precisa das curtinhas por baixo da calça comprida. Tem gente que forra a sapatilha pra esquentar o pé.

1. Importante! No frio, escolha meias mais compridas. As meias curtinhas por baixo da calça comprida não resolvem. Tem gente que forra a sapatilha pra esquentar o pé.

Se tá muito frio mesmo, uma segunda calça fará muita diferença. Escolhi uma de malha e escura, pra ficar igual à calça de ciclista. Isso dá muito conforto contra o frio e o vento.

2. Se tá muito frio mesmo, uma segunda calça fará muita diferença. Escolhi uma de malha e escura, pra ficar igual à calça de ciclista. Isso dá muito conforto contra o frio e o vento.

A calça de malha não é justa, e pode prender na corrente. Então nos dois tornozelos passe um elástico; fácil e barato. Uma cinta de velcro comprada numa bricolage resolve melhor.

3. A calça de malha não é justa, e pode prender na corrente. Então nos dois tornozelos passe um elástico; fácil e barato. Uma cinta de velcro comprada numa bricolage resolve melhor.



Como disse, as dicas valem para quem usa roupas de ciclista, para quem sai fantasiado de ciclista. Gente que como eu prefere usar a calça ou bermuda de ciclista, aquelas camisas justas, capacete sempre, enfim. Pode ser questão de gosto, conheço gente que se dá super bem com um estilo casual (o que eu chamo com uma pitada de sarcasmo de estilo Vila Madalena). Mas eu gosto de pedalar forte, e ainda dar uns pulos com minha MTB; dessa forma, a vestimenta faz parte do equipamento que ajuda na minha segurança, além do conforto.

Muito fácil. Se for uma calça jeans, melhor garantir com dois elásticos por tornozelo. Mas ainda assim fácilfácil. (a cinta de velcro é melhor!)

4. Muito fácil. Se for uma calça jeans, melhor garantir com dois elásticos por tornozelo. Mas ainda assim fácilfácil. (a cinta de velcro é melhor!)

Para a camiseta, o importante é não deixar nenhuma de algodão em contato com o corpo; pode vestir por cima de uma com tecido técnico, para evitar o suor em contato com a pele. A camisa pode ter manga comprida ou usar um manguito.

5. Para a camiseta, o importante é não deixar nenhuma de algodão em contato com o corpo; pode vestir por cima de uma com tecido técnico, para evitar o suor em contato com a pele. A camisa pode ter manga comprida ou usar um manguito.

Evite malhas e algodão em contato com a pele: você vai suar e a malha ficará empapada. Se puder prefira tecidos técnicos para todas as camadas.

6. Evite malhas e algodão em contato com a pele: você vai suar e a malha ficará empapada. Se puder prefira tecidos técnicos para todas as camadas.


Depois da camiseta (ou camisetas) chegam as blusas. Pode-se variar bastante, desde que possam bloquear as lufadas do frio. Às vezes uso uma de malha por fora, tem também um jaquetão de nylon.. enfim, depende do frio. Pro friozão deve haver duas blusas.

7. Depois da camiseta (ou camisetas) chegam as blusas. Pode-se variar bastante, desde que possam bloquear as lufadas do frio. Às vezes uso uma de malha por fora, tem também um jaquetão de nylon.. enfim, depende do frio. Pro friozão deve haver duas blusas.

Feche bem para proteger o pescoço e evitar que aperte a laringe. Deve existir um espaço para abrir e fechar o zíper, para quando esquentar pedalando e precisar refrescar um pouco.

8. Feche bem para proteger o pescoço e evitar que aperte a laringe. Deve existir um espaço para abrir e fechar o zíper, para quando esquentar pedalando e precisar refrescar um pouco.

Bandanas são boas no calor e boas no frio. Para dias muito frios, há tecidos mais fechados. Mas esquentar a cabeça, sabemos, não é bom negócio.

9. Bandanas são boas no calor e boas no frio. Para dias muito frios, há tecidos mais fechados. Mas esquentar a cabeça, sabemos, não é bom negócio.



A Moonbikers é uma confecção de roupas para ciclismo. Muitos ciclistas na cidade de São Paulo conhecem sua fundadora e proprietária: a Iramaia; ela é ciclista e sabe exatamente o que precisamos. Basta entrar em contato com ela, por telefone ou email, e ela mesma levará as peças para você e ainda pode preparar sob encomenda. Sem falar nos preços, que são ótimos.

Hmm, te digo, sempre quis um protetor de ouvidos, sempre imaginei a coisa. E eis aqui um deles. A Moonbikers (www.moonbikers.com) tá fazendo, como grande parte das peças que estou usando. O frio simplesmente fica do lado de fora.

10. Hmm, te digo, sempre quis um protetor de ouvidos, sempre imaginei a coisa. E eis aqui um deles. A Moonbikers (www.moonbikers.com) tá fazendo, como grande parte das peças que estou usando. O frio simplesmente fica do lado de fora.

Fechou bem capacete, acertou os óculos, conferiu peso da mochila...

11. Fechou bem capacete, acertou os óculos, conferiu peso da mochila...

Lembre-se, pequeno gafanhoto: boas luvas de dedos fechados serão suas companheiras. Trate-as bem e elas te aquecerão. Calce-as no final, senão vai fazer tudo feito criança, com esses dedão aí...

12. Lembre-se, pequeno gafanhoto: boas luvas de dedos fechados serão suas companheiras. Trate-as bem e elas te aquecerão. Calce-as no final, senão vai fazer tudo feito criança, com esses dedão aí...



A maioria das peças que aparece aqui foi produzida pela Moonbikers . Esse post não é patrocinado; eu ganho roupas dela para fazer o seu site, não o meu. Mas além das vantagens (roupas ótimas, bom preço, atendimento personalizado) e de ser uma empresa daqui, a Iramaia é cicloativista e merece todo o destaque.

Bora pedalar, meu.

13. Bora pedalar, meu.

 

Se houver chuva, as peças de malha e algodão devem ser evitadas e uma capa será a sua salvação. Em breve chegará outro passo-a-passo sobre como se proteger (e proteger suas coisas) da chuva. As dicas do blog para pedalar na chuva estão aqui.Vejo você lá fora!

Share
Esta entrada foi publicada em Bike e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Como se vestir para pedalar no frio

  1. Caio disse:

    Fico esperando o post sobre se proteger na chuva Wadilson!

    Estou quase comprando uma bicicleta para fazer o trajeto lapa-usp. 🙂

  2. Pingback: Tweets that mention WDE » Como se vestir para pedalar no frio -- Topsy.com

  3. wadilson disse:

    Para quem ainda não viu, o post com dicas para pedalar na chuva está aqui:
    http://www.wde.com.br/blog/2011/01/como-pedalar-na-cidade-com-chuva/

    Bom pedal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *