Massa Crítica – A Bicicletada – sua história e criação

Nós somos o trânsito!

A Bicicletada acontece toda última sexta-feira de cada mês aqui na cidade de São Paulo.

No canteiro central da Av. Paulista, esquina com a Av. Consolação e Rua Bela Cintra, fica a Praça do Ciclista. É alí que começa a celebração da Bicicletada.

Deve ter já uns 10 anos que participei das primeiras reuniões da Bicicletada, quando ainda saíamos aos sábados. Éramos poucos e muita gente nos chamava de Exército de Brancaleone.

Hoje, a Bicicletada reúne centenas de ciclistas, várias centenas às vezes. E como isso começou? A idéia original veio de São Francisco, EUA, teve início há mais de 20 anos, e começou como aqui. Devagar, aos poucos, teve enfrentamentos com o poder constituído e se firmou como uma demonstração de um nova maneira de usar a cidade, de um outro mundo, tudo aquilo.

Veja nesse filme, dividido em 4 partes, a história da criação da Massa Crítica em São Francisco, EUA, como ela se espalhou pelo mundo, e como pode ser divertido se você também fizer parte disso. Clique em CC (close caption) para ter as legendas em português.

 

No filme fala um pouco sobre o termo Massa Crítica. Advém de uma observação de como grandes massas de ciclistas se comportavam nas ruas da China, e como essa massa conseguia definir as regras do trânsito a favor da maioria, mesmo com carros e caminhões nas ruas e quando não havia sinalização.

Mas o termo veio mesmo da Física Nuclear. Quando uma quantidade determinada de material fissionável (plutônio, urânio, essas coisas perigosas) começa uma reação em cadeia, e essa reação se torna sustentável. Assim, como quando somos muitos ciclistas, iniciamos uma reação que só pode ser vencida por algum débil mental , e ainda assim, somente por pouco tempo.

Achei o link para o vídeo no blog Vá de Bike! , do Willian Cruz. Site obrigatório para você que quer saber o que acontece nas cidades sobre bicicleta e transportes limpos.
Inscreva-se também no canal do CicloDocs no Youtube.

Te vejo lá fora, pedalando.

 

Share
Esta entrada foi publicada em Bike e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Massa Crítica – A Bicicletada – sua história e criação

  1. Mariana Fernandes disse:

    Oi Wadilson estou tentando escrever um material sobre o Massa Critica no Brasil, vc pode me dizer quando exatamente o movimento começou em SP…. quantos eram no inicio e se foi em sampa q tudo começou…

  2. wadilson disse:

    Mariana, tudo bem?

    Se você leu o texto do post acima deve ter visto que o movimento conhecido como Massa Crítica começou em San Francisco, EUA. A ideia se espalhou pelo mundo, atiçada ainda pela iniciativa de cidadãos holandeses que mudaram a cidade de Copenhagem, em 1971, antes tomada por carros e hoje ocupada pelas pessoas com suas bicicletas.

    No início em São Paulo eram poucos, poucos mesmo. Os participantes eram até chamados de ‘Exército de Brancaleone’, uma referência depreciativa do filme com Vittorio Gassman, como se fôssemos apenas um bando de maltrapilhos incapazes de mudar qualquer coisa.

    Isso mudou muito. A Bicicletada chegou a reunir centenas de pessoas, com ânimo e vontade de mudarem o estado de coisas. E isso aconteceu, com a transformação que estamos vendo na cidade, aos poucos cada vez mais receptiva e amigável ao cidadão, seja pedestre, ciclista, usuário de ônibus etc.

    Recomendo que você converse também com os editores do http://vadebike.org/ e com o pessoal da própria Bicicletada, http://bicicletada.org/saopaulo, para mais detalhes dessa aventura que é transformar e mudar a cidade que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *